O bispo de Copiapó (Chile) esteve nos locais afetados pelas inundações que atingiram o país e deparou-se com roubos e «preços exorbitantes por artigos essenciais». O prelado identifica esta situação como um «comportamento horrível»
O bispo de Copiapó (Chile) esteve nos locais afetados pelas inundações que atingiram o país e deparou-se com roubos e «preços exorbitantes por artigos essenciais». O prelado identifica esta situação como um «comportamento horrível»Depois de visitar várias pessoas que perderam as suas habitações devido às fortes chuvas que atingiram algumas regiões do Chile, Celestino aós Braço, bispo de Copiapó, denunciou roubos e aumentos nos preços dos produtos em alguns estabelecimentos comerciais.
Não consigo entender como possam existir pessoas que, no meio tragédia, querem aproveitar a situação e pedem preços exorbitantes por artigos essenciais. Este é um comportamento horrível.como sociedade, devemos ser muito severos e considerar a honestidade como primeira coisa. Temos que ser unidos e honestos, sem privar os mais carentes de bens materiais, porque se o fizermos, roubamos-lhes a esperança, o que é muito pior, disse o prelado. as fortes chuvas que caíram sobre o Chile causaram inundações, desabamentos, 12 mortos, 20 desaparecidos e milhares de desalojados. Para prestar auxílio às vítimas da catástrofe, estão no terreno membros da Cáritas, sob a liderança do bispo de Copiapó. Na cidade de El Salado foram já erguidas tendas em várias áreas mais seguras, para acolher, sobretudo, crianças e idosos, lê-se numa nota enviada à agência Fides.
as áreas mais atingidas são antofagasta e atacama, onde em muitas aldeias ainda faltam água potável e luz. O Papa Francisco, através da Secretaria de Estado, expressou a sua proximidade a estes povos e pediu ajudas urgentes às instituições.