Dez anos depois de um enorme tsunami ter varrido o oceano índico, matando mais de 200 mil pessoas e devastando comunidades do litoral da Indonésia à Somália, o mundo está hoje muito mais bem preparado para mitigar estes desastres
Dez anos depois de um enorme tsunami ter varrido o oceano índico, matando mais de 200 mil pessoas e devastando comunidades do litoral da Indonésia à Somália, o mundo está hoje muito mais bem preparado para mitigar estes desastresDez anos depois do tsunami no oceano Índico, o mundo tomou medidas significativas para tornar o mundo num lugar mais seguro contra catástrofes, confirmou Margareta Wahlstrom, a responsável do gabinete da ONU para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR, na sigla ingelesa), num comunicado emitido esta sexta-feira para assinalar a data.
Nós agora temos sistemas de alerta precoce mais eficazes e melhorámos os procedimentos de evacuação nos locais, acrescentou Margareta Wahlstrom. Há também uma maior compreensão e consciência global para os amplos danos que as catástrofes podem provocar nas nossas sociedades.
O pior desastre natural registado no mundo atingiu a região da Ásia e do Pacífico em dezembro de 2004, provocando a morte a 227 mil pessoas e arrasando os meios de subsistência de cerca de 1,4 milhões de sobreviventes.

a perda económica imediata causada pelo evento é estimada em 9,9 biliões de dólares (8,1 biliões de euros), mas o tsunami também causou danos ambientais e de desenvolvimento a longo prazo, como a água salgada que contaminou a terra, acabando com a agricultura e prejudicando as florestas e ecossistemas.