O Secretariado da Pastoral da Cultura tem um novo diretor nacional. O cargo será agora ocupado por José Carlos Seabra Pereira, docente universitário
O Secretariado da Pastoral da Cultura tem um novo diretor nacional. O cargo será agora ocupado por José Carlos Seabra Pereira, docente universitárioO novo diretor do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC) é José Carlos Seabra Pereira, professor associado da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O docente sucede a José Tolentino Mendonça, conforme anunciou a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). Nascido no Luso, concelho da Mealhada, há 65 anos, Seabra Pereira reside atualmente em Coimbra.
Com licenciatura em Filologia Românica e doutoramento pelas universidades de Poitiers (França) e Coimbra, o docente investiga e leciona principalmente nas áreas de Literatura Portuguesa Moderna, Estudos Camonianos, Estudos Pessoanos e Teoria Literária. Entre algumas das obras que assina estão Do Fim-de-Século ao Tempo de Orfeu, Neorromantismo na Poesia Portuguesa, antónio Nobre: Projeto e Destino, O tempo republicano da literatura portuguesa, aquilino – a escrita vital e Prismas Identitários – Modernas Representações Literárias de Portugal.
O professor universitário já assinou mais de duas centenas de textos em publicações nacionais e estrangeiras, e é responsável por cerca de 120 verbetes em enciclopédias e dicionários literários. O SNPC aponta que Seabra Pereira fez já mais de 400 intervenções, em seminários, conferências e comunicações em universidades portuguesas, do Brasil, alemanha, França, Espanha, Itália, Inglaterra, Índia e Macau.