O arcebispo primaz de Braga presidiu à peregrinação ao Santuário da Penha e recordou os cristãos perseguidos pelo Estado Islâmico
O arcebispo primaz de Braga presidiu à peregrinação ao Santuário da Penha e recordou os cristãos perseguidos pelo Estado IslâmicoNa peregrinação ao Santuário da Penha, Guimarães, Jorge Ortiga, arcebispo primaz de Braga, recordou os cristãos perseguidos pelo Estado Islâmico na Síria e no Iraque. Não podemos ficar indiferentes à perseguição que os jihadistas estão a fazer aos cristãos. a violência gratuita corrói qualquer projeto de esperança e de paz. É, por isso, necessário unirmos as nossas vozes para pedir o fim da violência insensata’, como lembrou o Papa Francisco, disse o prelado no último domingo, 14 de setembro.

O arcebispo aludiu também à cruel perseguição que milhares de cristãos estão a sofrer na Terra Santa. Não podemos mais silenciar estes crimes, destacou. Jorge Ortiga citou o Papa para falar numa economia que mata, ao visar o mero lucro pessoal e promover a exclusão e desigualdade social. Mas permitam-me uma pergunta incómoda: onde está a voz profética dos cristãos envolvidos profissionalmente no mundo da economia? Temos de apresentar modelos alternativos e refletir sem receios sobre o futuro do nosso país, afirmou.