Para a ONU, os países em desenvolvimento «têm a responsabilidade de promover e implementar a cooperação Sul-Sul, não como substituta, mas como um complemento da cooperação Norte-Sul»
Para a ONU, os países em desenvolvimento «têm a responsabilidade de promover e implementar a cooperação Sul-Sul, não como substituta, mas como um complemento da cooperação Norte-Sul»O Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul é comemorado esta sexta-feira, 12 de setembro. Numa mensagem para assinalar a data, Gilbert Houngbo, vice-diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), disse que a Cooperação Sul-Sul oferece soluções reais e concretas para enfrentar os desafios de desenvolvimento.
Nesse sentido, a OIT tem sido um importante instrumento na apresentação de boas práticas e soluções para os problemas do hemisfério sul, como também, de parceiros através de uma modalidade triangular de cooperação. Essa modalidade inclui a participação de governos, empregados e sindicatos dos trabalhadores que juntos procuram encorajar a boa governação e a solidariedade para o progresso económico e, ainda, avançar com as proteções sociais, indica a Rádio ONU.
Num mundo onde 1,2 bilhão de pessoas vive na extrema pobreza, Houngbo disse que a criação de empregos decentes e a redução das desigualdades são prioridade máxima. O vice-diretor-geral da OIT afirmou que a cooperação Sul-Sul juntamente com a cooperação triangular da agência estão a levar à criação de soluções inovadoras para erradicar a pobreza.
Para a Organização das Nações Unidas, a cooperação Sul-Sul oferece uma oportunidade viável aos países em desenvolvimento para alcançar um crescimento económico e desenvolvimento sustentáveis. De acordo com a organização, as nações em desenvolvimento têm a responsabilidade de promover e implementar a cooperação Sul-Sul, não como substituta, mas como um complemento da cooperação Norte-Sul.