Os patriarcas católicos e ortodoxos do Médio Orinete, reunidos nestes dias em Bkerké, no Líbano, lançaram ao mundo inteiro um apelo a intervir com urgência contra a ameaça dos jihadistas do autoproclamado Estado islâmico
Os patriarcas católicos e ortodoxos do Médio Orinete, reunidos nestes dias em Bkerké, no Líbano, lançaram ao mundo inteiro um apelo a intervir com urgência contra a ameaça dos jihadistas do autoproclamado Estado islâmicoEntrevistado pela Rádio Vaticana, o cardeal Béchara Boutros Rai afirmou que o que está a acontecer por obra do Estado islâmico e de outros grupos fundamentalistas, reconduz-nos à pré-história, ao tempo em que ainda não havia nenhuma lei.

E cita como exemplo o decreto do Estado islâmico contra os cristãos: ou se convertem ao Islão ou têm que pagar uma taxa, porque não são muçulmanos, ou têm que deixar imediatamente as suas casas. E perante isto, o mundo inteiro fica em silêncio absoluto: significa que voltámos à era da pré-história! É esse o grande escândalo! É essa uma chaga na humanidade.

E o cardeal faz um apelo à comunidade internacional, ao mundo árabe e à União Europeia para que assumam a responsabilidade de pôr fim a estes grupos fundamentalistas para salvar a dignidade da humanidade e salvar a paz no mundo, porque esses grupos ameaçam o mundo inteiro, porque são ricos, apoiados financeiramente e com todas as armas sofisticadas dadas por vários Estados… Constituem uma ameaça enorme!

O cardeal justifica o seu pensamento, quando afirma que os cristãos do Médio Oriente não são uma minoria, porque o status de minoria não se aplica aos cristãos, aplica-se aos grupos étnicos, aos grupos políticos, aos grupos culturais. Nós somos a Igreja de Cristo presente no Médio Oriente. Portanto, não somos uma minoria!

Há dois mil anos que somos cidadãos de todos estes países do Médio Oriente, 600 anos antes dos muçulmanos. Vivemos com os muçulmanos 1400 anos, e transmitimos-lhes os valores do Evangelho, os valores e a dignidade da pessoa humana, a sacralidade da vida humana. Mas também recebemos das tradições e dos valores dos muçulmanos: construímos uma cultura juntos, uma civilização juntos.

E vai mais longe o patriarca de antioquia dos Maronitas: Devo dizer ao mundo inteiro que a Síria, o Egito, a Jordânia, a Palestina, o Iraque são culturas cristãs, com um fundamento inteiramente cristão. Não podem vir aqui e demolir tudo aquilo que construímos no arco de 2000 anos e no arco de 1400 anos!