« a maioria dos muçulmanos desaprovam esses métodos brutais e desumanos. Esperemos que o mundo islâmico se pronuncie», declarou o Secretário de Estado do Vaticano, Pietro Parolin
« a maioria dos muçulmanos desaprovam esses métodos brutais e desumanos. Esperemos que o mundo islâmico se pronuncie», declarou o Secretário de Estado do Vaticano, Pietro ParolinO que está a acontecer no Iraque, não é um choque entre o Islão e o Cristianismo. É uma afirmação do cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano, em declarações a Vatican Insider. Pietro Parolin espera que a comunidade internacional intervenha na situação, porque não é possível que o Iraque, nas condições em que se encontra, possa resolver os seus problemas sozinho.

O cardeal explica que a afirmação em causa é demasiado simplista, porque existem dentro do Islão pessoas que recusam esses métodos tão brutais e desumanos. Infelizmente algumas partes assumem-nos como próprios, mas creio que a maioria dos seus correligionários não os partilham, declara o Secretário de Estado que espera que da parte do mundo muçulmano haja também uma palavra nesse sentido.

Perante a afirmação daqueles que acusam a Santa Sé de ter intervindo pouco e de ter permanecido em silêncio diante deste drama, Pietro Parolin sublinha que não é preciso gritar sempre para resolver os problemas. Há outros caminhos e outros métodos. Em todo o caso, o Papa tem falado muitíssimas vezes e esforça-se sobretudo em dar uma mão concreta para solucionar estes problemas.