Primeiro parque tem 75 mil hectares e vai começar com o cultivo de 11 mil hectares de hortaliças e cereais. O objectivo do projecto é aliviar a dependência das importações e fomentar o emprego
Primeiro parque tem 75 mil hectares e vai começar com o cultivo de 11 mil hectares de hortaliças e cereais. O objectivo do projecto é aliviar a dependência das importações e fomentar o empregoO primeiro projecto piloto de um progama nacional de parques agro-industriais na República Democrática do Congo (RDC) situa-se na província de Bandundu, tem 75 mil hectares, e vai ser inaugurado com o cultivo de 11 mil hectares de vegetais e cereais. Numa segunda fase, está prevista a construção de uma infraestrutura para criação de galinhas e porcos e prestação de serviços essenciais nas áreas da habitação, saúde e ensino.
É uma iniciativa que nos ajudará a libertar-nos da dependência das importações e a criar postos de trabalho, afirmou John Musisa, conselheiro do governo, explicando que o projecto permitirá produzir uma ampla gama de produtos para uma dieta equilibrada dos congoleses, que serão vendidos a preços reduzidos. O primeiro parque fica a três horas da capital, Kinshasa, e deverá empregar perto de 5. 000 pessoas.
Segundo Musisa, o local foi escolhido pelo seu potencial produtivo, pelas terras de alto rendimento, a disponibilidade de água, a facilidade de irrigação e a proximidade de Kinshasa, com um mercado potencial de 10 milhões de pessoas. No futuro, está prevista a construção de mais duas dezenas de parques agro-industriais, para reduzir o custo das importações agrícolas. a RDC tem 80 milhões de hectares de terras cultiváveis, que têm sido pouco utilizadas.