O povo sírio é recordado pelo secretário-geral das Nações Unidas no Dia em Memória das vítimas de Guerra Quí­mica. Para o responsável, estes ataques são uma «ofensa deplorável contra a humanidade»
O povo sírio é recordado pelo secretário-geral das Nações Unidas no Dia em Memória das vítimas de Guerra Quí­mica. Para o responsável, estes ataques são uma «ofensa deplorável contra a humanidade»O Dia em Memória das Vítimas de Guerra Química é assinalado esta terça-feira, 29 de abril. Numa mensagem para marcar a data, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), recorda o terrível uso de armas químicas na Síria, que aconteceu no ano passado, e afirma não esquecer as imagens chocantes que viu sobre os ataques, considerando que estas armas são uma ofensa deplorável contra a humanidade.
O secretário-geral das Nações Unidas reforça que o uso de armas químicas em qualquer circunstância é uma grave violação da lei internacional. Ban Ki-moon destaca também a importância da Convenção sobre armas Químicas, a qual ainda não foi assinada por seis países: angola, Coreia do Norte, Egito, Israel, Mianmar e Sudão do Sul.
O responsável apela a esses Estados que assinem a Convenção sem mais atrasos. ParaKi-moon, a adesão ao acordo precisa de ser universal e todas as reservas de armas químicas têm de ser destruídas. Na mesma mensagem, osecretário-geral da ONU elogia os esforços de vários países para destruir o arsenal químico sírio e lembra que 92 por cento do material já foi retirado do país ou destruído.