a Organização das Nações Unidas atribuiu o «World Population award» a aldo Marchesini, missionário católico que trabalha em Moçambique. O sacerdote é seropositivo, doença que contraiu ao ajudar uma mulher a dar à luz
a Organização das Nações Unidas atribuiu o «World Population award» a aldo Marchesini, missionário católico que trabalha em Moçambique. O sacerdote é seropositivo, doença que contraiu ao ajudar uma mulher a dar à luzO sacerdote e cirurgião, aldo Marchesini foi distinguido com oWorld Population award, um prémio da Organização das Nações Unidas que distingue pessoas e organizações que contribuem para a melhoria das condições de saúde das populações. a entrega do prémio vai acontecer em Nova Iorque, nos Estados Unidos da américa, no próximo dia 12 de junho.
aldo Marchesini é um missionário dehoniano da província da Itália do Norte, que trabalha em Moçambique há mais de 40 anos, dedicando-se à assistência médica aos doentes nos hospitais de Tete, Mocuba, Songo e Quelimane. É ainda o responsável pela cirurgia de toda a província da Zambézia. Um modo diferente de ser missionário!, afirmam os dehonianos, em comunicado.
O padre aldo Marchesini é seropositivo, doença que contraiu durante a operação a uma mulher seropositiva que estava a dar à luz. O facto de ser seropositivo não o afasta das missões: em vez de ficar em Itália a cuidar da sua saúde, preferiu regressar a Moçambique e, junto dos colegas, enfermeiros e doentes, mostrar que é possível combater esta terrível doença que mata milhares de pessoas em Moçambique e no mundo inteiro, refere Zeferino Policarpo, sacerdote da congregação Sagrado Coração de Jesus, que assina o comunicado.
O sacerdote faz mais de dez operações por semana e gosta de dedicar os seus tempos livres à poesia e à escrita. É um homem totalmente doado ao seu povo, lê-se no mesmo documento. O facto de ser italiano tem feito com que seja possível fazer chegar aos hospitais por onde tem trabalhado diversos medicamentos que têm salvo a vida a milhares de pessoas.
Segundo Zeferino Policarpo, a presença do missionário é continuamente requisitada no hospital devido à qualidade do seu trabalho como médico-cirurgião. E quando está na Comunidade Dehoniana, em Quelimane, muitos batem à porta para serem atendidos pelo padre que é médico. Em 1971, aldo Marchesini esteve em Lisboa para estudar português e medicina tropical. Foi para Moçambique em 1974. Durante os tempos de guerra civil em Moçambique quis permanecer com o seu povo e, por diversas vezes, foi raptado e levado prisioneiro.