Um estudo do Pew Research Center, organização especializada em sondagens e análises de dados sobre a religião, indica que a intolerância religiosa aumentou no mundo
Um estudo do Pew Research Center, organização especializada em sondagens e análises de dados sobre a religião, indica que a intolerância religiosa aumentou no mundo a intolerância religiosa aumentou em todo o mundo durante o ano de 2012, indica a organização não-confessional Pew Research Center, sedeada nos Estados Unidos da américa. Os dados referem-se a 2012, mas foram tratados ao longo de 2013. Segundo a organização, um terço dos 198 estados analisados apresentavam episódios de violência ou pressão contra minorias religiosas. as principais religiões monoteístas (Cristianismo, Islão e Judaísmo) foram mais perseguidas, assim como outras religiões minoritárias, como os baha’í e os sikhs.

Os ateus também foram abrangidos pelo estudo e também sofreram mais perseguições. Só os budistas e os hindus assistiram a menos casos de perseguição, comparativamente com estudos anteriores. Na Europa, a França foi o Estado que mais contribuiu para o aumento dos índices de intolerância religiosa. De acordo com o estudo, a situação dos judeus é a mais preocupante. a Pew Research Center encontrou casos de perseguição contra membros desta religião em 71 dos países analisados. apesar de ser vista como um dos países mais hostis à religião, a Coreia do Norte não foi incluída no estudo por falta de dados de análise.