No Dia Internacional dos Migrantes, o secretário-geral da ONU pede aos cidadãos para «rejeitarem a xenofobia e abraçarem a migração como chave para o desenvolvimento igualitário»
No Dia Internacional dos Migrantes, o secretário-geral da ONU pede aos cidadãos para «rejeitarem a xenofobia e abraçarem a migração como chave para o desenvolvimento igualitário»Numa mensagem para o Dia Internacional dos Migrantes, assinalado esta quarta-feira, 18 de dezembro, Ban Ki-moon, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), apela aos governos e a todas as pessoas do mundo para rejeitarem a xenofobia e abraçarem a migração como chave para o desenvolvimento igualitário, inclusivo, económico e social.
O responsável afirma que a migração é a realidade do século XXI e que por isso, é essencial realizar-se um debate sobre esta temática. Ban Ki-moon acredita que o mundo deve esse diálogo aos milhares de migrantes que com sua coragem, vitalidade e sonhos, ajudam a manter as sociedades mais prósperas e diversas.
Segundo Ki-moon, a migração internacional é uma ferramenta poderosa para reduzir a pobreza e melhorar as oportunidades. No entanto, lamenta que ainda assim, grande parte dessa parcela importante da população continua invísivel e não é ouvida pela sociedade.