Os conflitos armados, catástrofes naturais e migração fazem com que muitas famílias percam o contacto com os seus familiares.com delegações espalhadas por todo o mundo, a Cruz Vermelha criou um website para voltar a reunir estas famílias
Os conflitos armados, catástrofes naturais e migração fazem com que muitas famílias percam o contacto com os seus familiares.com delegações espalhadas por todo o mundo, a Cruz Vermelha criou um website para voltar a reunir estas famíliasPara pessoas que se separaram dos seus familiares devido a guerras, desastres e migração, o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) lançou esta semana uma nova plataforma online que vai permitir, de forma gratuita, que as famílias dispersas restabeleçam o contacto. Um serviço que vai ao encontro das normas do Direito Internacional, que estabelecem que as pessoas têm o direito de ser informadas sobre o destino dos seus familiares desaparecidos.

Desenvolvemos este site de forma simples e fácil juntamente com as sociedades nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho para as pessoas que querem restabelecer o contacto com os seus familiares durante ou depois de uma crise, refere Olivier Dubois, subdiretor da agência Central de Pesquisa e Divisão de Proteção’ do CICV, citado pelos serviços de comunicação da Cruz Vermelha Portuguesa. Segundo este responsável, através de alguns cliques as pessoas vão poder entrar em contacto com especialistas dedicados que farão um seguimento personalizado dos pedidos.

Para Olivier Dubois este novo site é especial porque combina tecnologia e recursos únicos que não estão ao alcance de outras instituições. O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho já possui uma rede de voluntários no terreno, em quase todos os pontos do mundo, que procuram ativamente pessoas desaparecidas. Nenhuma outra organização no mundo pode prestar tal serviço, explica.