O Sínodo sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé termina este sábado, dia 27. Neste penúltimo dia os bispos aprovaram uma Mensagem final ao Povo de Deus, em 14 pontos
O Sínodo sobre a Nova Evangelização para a transmissão da fé termina este sábado, dia 27. Neste penúltimo dia os bispos aprovaram uma Mensagem final ao Povo de Deus, em 14 pontosafirmam os padres sinodais que conduzir os homens e as mulheres do nosso tempo a Jesus é uma urgência que diz respeito a todas as regiões do mundo, de antiga e recente evangelização. Não se trata de recomeçar do zero, mas de inserir-se num longo caminho de proclamação do Evangelho que, desde os primeiros séculos da era cristã até hoje, percorreu a História e edificou comunidades de fiéis em todas as partes do mundo, fruto da dedicação de missionários e de mártires. Citando o episódio da Samaritana do Evangelho de S. João, a mensagem compara o Povo de Deus – por vezes distraído confuso – a uma ânfora vazia. Nele há sede e nostalgia de Deus. É uma urgência conduzir a humanidade contemporânea a Jesus.

O primeiro apelo dos bispos diz respeito a uma necessária conversão a partir da própria Igreja, porque para evangelizar é preciso ser evangelizados: Para evangelizar o mundo, a Igreja deve, antes de tudo, colocar-se à escuta da Palavra, porque as fraquezas e os pecados pessoais dos discípulos de Jesus pesam sobre a credibilidade da missão. Os cristãos vençam o medo com a fé e olhem para o mundo com uma serena coragem porque, embora cheio de contradições e de desafios, é sempre um mundo que Deus ama.

E o lugar natural da primeira evangelização é a família, que desempenha um papel fundamental para a transmissão da fé. Diante das crises pelas quais passa essa célula fundamental da sociedade, com inúmeros laços matrimoniais que se desfazem, os Padres Sinodais dirigem-se diretamente às famílias de todo o mundo, para dizer que o amor do Senhor não abandona ninguém, que também a Igreja as ama e é casa acolhedora para todos. Dirige-se depois aos consagrados, aos sacerdotes e aos leigos que são também convidados a anunciar o Evangelho.

O Sínodo não esqueceu os jovens presente e futuro da humanidade e da Igreja. Mas a Igreja deve dialogar com todos os setores da sociedade: com a cultura, a educação, as comunicações sociais, a ciência e a economia. Fundamental é o diálogo inter-religioso que contribua para a paz, rejeite o fundamentalismo e denuncie a violência contra os fiéis, que é uma grave violação dos Direitos Humanos.
Na última parte, a Mensagem olha para a Igreja em cada região do mundo: à Igreja do Oriente, faz votos de que possa praticar a fé em condições de paz e de liberdade religiosa; à Igreja na África pede que desenvolva a evangelização no encontro com as antigas e novas culturas, pedindo aos governos que acabem com conflitos e violências. aos cristãos da américa do Norte, que vivem numa cultura com muitas expressões distantes do Evangelho, pede-se que ponham em primeiro lugar a conversão e estejam abertos ao acolhimento de imigrantes e refugiadosÀ Igreja da américa Latina deixam um sentimento de gratidão: Impressiona de modo especial como no decorrer dos séculos tenha se desenvolvido formas de religiosidade popular, de serviço da caridade e de diálogo com as culturas . Diante de tantos desafios do presente, tais como a pobreza e a violência, a Igreja na américa Latina e no Caribe é exortada a viver num estado permanente de missão, anunciando o Evangelho com esperança e alegria, formando comunidades de verdadeiros discípulos missionários de Jesus Cristo, mostrando no empenho de seus filhos como o Evangelho pode ser fonte de uma nova sociedade justa e fraterna. Também o pluralismo religioso interroga as Igrejas da região e exige um renovado anúncio do Evangelho.
a Igreja na Ásia, muitas vezes às margens da sociedade e perseguida, é encorajada e exortada à firmeza da fé. a Europa, marcada por uma secularização agressiva, é chamada a enfrentar dificuldades no presente e, diante delas, os fiéis não se devem abater, mas devem enfrentá-las como um desafio. À Oceânia, por fim, pede-se que continue pregando o Evangelho. a Mensagem termina fazendo votos de que Maria, Estrela da nova evangelização, ilumine o caminho e faça florescer o deserto.