Papa Bento XVI nomeou o bispo Gerhard Ludwig Mí¼ller, de Regensburg, alemanha, como novo prefeito da poderosa Congregação para a Doutrina da Fé. Uma escolha aguardada, mas que surpreende
Papa Bento XVI nomeou o bispo Gerhard Ludwig Mí¼ller, de Regensburg, alemanha, como novo prefeito da poderosa Congregação para a Doutrina da Fé. Uma escolha aguardada, mas que surpreendeO anúncio é uma confirmação, mas é ao mesmo tempo um ato criticamente importante, nota o editorialista do site americano National Catholic Reporter (NCR).com a saída do cardeal americano William Levada, a nomeação de Gerhard Müller, 64 anos, significa que este representará um papel crucial em nome do Vaticano na Conferência sobre Liderança das Mulheres Religiosas, pedida pela congregação em abril.
Segundo o NCR, alguns observadores acreditam que o facto daquela conferência ser agora conduzida por um não-americano influenciará o interesse da Congregação para a Doutrina da Fé, assim como possivelmente a substância das suas posições.
O mais curioso nesta nomeação papal é a de que este cardeal tem um perfil de acérrimo defensor da ortodoxia católica, mas não se apresenta como um ideólogo, nas palavras do referido editorialista. Entre outras coisas, Müller tem uma forte amizade com o teólogo da libertação peruano Gustavo Guttierez. a Teologia da Libertação foi quase silenciada quando o seu prefeito era o atual Papa, Joseph Ratzinger. William Levada, que completou 76 anos em junho, dirigia a congregação desde maio de 2005.