a agência alimentar das Nações Unidas advertiu que quintas agrícolas no Níger e no Mali estão em risco iminente de serem atingidas por enxames de gafanhoto-do-deserto. Grupos destes gafanhotos foram encontrados recentemente no norte do Níger
a agência alimentar das Nações Unidas advertiu que quintas agrícolas no Níger e no Mali estão em risco iminente de serem atingidas por enxames de gafanhoto-do-deserto. Grupos destes gafanhotos foram encontrados recentemente no norte do NígerEsta praga de Schistocerca gregaria – uma espécie causadora de grandes perdas agrícolas na Ásia, África e Oceania – está a mover-se em direção ao sul da argélia e da Líbia. Quantos gafanhotos existem e a que velocidade se movem depende de dois fatores principais: a eficácia dos esforços atuais de controlo [da praga] na argélia e na Líbia e como serão as próximas chuvas na região do Sahel, na África Ocidental, explicou Keith Cressman, técnico da Organização para a alimentação e agricultura (FaO).
Grupos destes gafanhotos foram encontrados recentemente no norte do Níger, chegando de terrenos infestados mais a norte. Segundo a FaO, os enxames de gafanhoto-do-deserto podem ser densos e altamente móveis – variando de menos de um quilómetro quadrado para várias centenas de quilómetros quadrados, com pelo menos 40 milhões e, por vezes, até 80 milhões de adultos de gafanhotos por cada quilómetro quadrado de enxame, capazes de viajarem cerca de cinco a 130 quilómetros ou mais num só dia. Uma nuvem mortífera para os campos agrícolas, em países já tão precários na sua agricultura.