O Cardeal Joseph Ratzinger é o sucessor de Pedro. Foi escolhido ao quarto escrutí­nio pelos 115 cardeais reunidos na Capela Sistina, esta tarde, 19 de abril.
O Cardeal Joseph Ratzinger é o sucessor de Pedro. Foi escolhido ao quarto escrutí­nio pelos 115 cardeais reunidos na Capela Sistina, esta tarde, 19 de abril. “Os senhores cardeais escolheram-me a mim”, exclamou o novo Papa, que tomou o nome de Bento XVI. é o novo Pedro, sobre o qual se edifica a Igreja.

O primeiro discurso do Papa Bento XVI: “Caros irmãos e irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram-me a mim, um simples e humilde trabalhador na vinha do Snhor. Consola-me que o Senhor sabe trabalhar e agir até com instrumentos insuficientes e, sobretudo, confio-me às vossas orações. Na alegria do Senhor ressuscitado, confiando na sua ajuda permanente, vamos em frente. O Senhor ajudar-nos-á, Maria sua Santíssima Mãe está do nosso lado”. Foi a primeira saudação do novo Papa aos fiéis na Praça de São Pedro, abeirando-se do balcão central da basílica.

O cardeal Joseph Ratzinger esteve no santuário de Fátima a 12 e 13 de Outubro de 1996, presidindo à peregrinação internacional aniversária de Outubro.