Mulheres de uma zona rural do oeste do Haiti dedicam-se à transformação de cereais numa tentativa de dinamizar a economia local. O desemprego é elevado no Haiti; conseguir trabalho é uma prioridade para os cidadãos
Mulheres de uma zona rural do oeste do Haiti dedicam-se à transformação de cereais numa tentativa de dinamizar a economia local. O desemprego é elevado no Haiti; conseguir trabalho é uma prioridade para os cidadãosatravés da Organização para o Desenvolvimento de Tomazeau, mulheres da região do oeste do Haiti ganham a vida, com a transformação de cereais entregues por produtores e comerciantes. a Oxfam recorreu ao trabalho destas mulheres para fornecer farinha, entre outros produtos, aos refugiados vítimas do sismo de 2010. Graças à ajuda financeira da organização internacional e às formações que lhes foram disponibilizadas, as mulheres conseguiram modernizar o negócio. Trata-se de dar às mulheres os meios para gerir a sua atividade como uma verdadeira empresa.

« a nossa única perspetiva aqui é o desemprego, afirma Dumel Delarus, da localidade de Thomazeau, que fica a cerca de duas horas de carro da capital do Haiti, Port-au-Prince. a cidade que conta com 52 mil habitantes não sofreu diretamente com o sismo, mas, recebeu muitos refugiados vindos da capital, depois do terramoto. Trata-se de uma região economicamente desfavorecida. a maioria dos habitantes vive da agricultura. a nível nacional a situação não é melhor. De acordo com as estimativas, 75 por cento dos haitianos não tem um emprego fixo; não recebem um salário no final do mês. O desemprego é elevado nas zonas rurais. Encontrar trabalho é uma das prioridades dos cidadãos.