apesar da pobreza, da elevada taxa de desemprego e da violência, os jovens da Nicarágua encaram o futuro com optimismo
apesar da pobreza, da elevada taxa de desemprego e da violência, os jovens da Nicarágua encaram o futuro com optimismoMais de 62 por cento dos jovens da Nicarágua mostram-se optimistas em relação ao futuro, apesar dos problemas que afectam o seu país. a conclusão é avançada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) que avalia a situação dos adolescentes e dos jovens até aos 29 anos. De acordo com o mesmo, 40 por cento dos jovens estão desempregados ou têm trabalhos irregulares e informais. Metade vive na pobreza. São também as principais vítimas de certos tipos de violência.
Contudo, apesar dos indicadores pouco encorajadores, verifica-se também que os jovens são «dotados de um forte potencial de desenvolvimento, de progresso e de esperança, indica o PNUD. a geração actual conta com mais oportunidades. actualmente, os jovens têm um melhor acesso às ferramentas tecnológicas e estudam durante mais tempo. «É tranquilizador verificar que uma grande parte das nossas raparigas e rapazes são entusiastas, capazes e conscientes de que tem a possibilidade de participar no desenvolvimento do país, considera Maria Rosa Renzi, coordenadora do PNUD na Nicarágua, que não esquece contudo os que se mostram menos optimistas.

Com vista à promoção do desenvolvimento humano no país, o PNUD aconselha o reforço do sistema educativo, o combate das desigualdades, o reforço da institucionalização, e a obtenção de mais informações sobre os jovens para a posterior tomada de decisões.