Celebra-se hoje, 24 de Março, o dia de oração e jejum em memória dos missionários mártires. Todos os anos, no mundo, são assassinados dezenas de missionários e missionárias por causa do Evangelho.
Celebra-se hoje, 24 de Março, o dia de oração e jejum em memória dos missionários mártires. Todos os anos, no mundo, são assassinados dezenas de missionários e missionárias por causa do Evangelho. O Iraque, vítima do fundamentalismo islâmico que coloca bombas nas igrejas e decapita “os infiéis”; a Indonésia dos cristãos mortos na rua; a China dos bispos e sacerdotes presos ou restituí­dos depois de mortos após anos de sofrimento e silêncio; a Índia do terror indu e o Paquistão onde os cristãos são linchados como “blasfemos”; ou o Brasil onde os defensores do direito à terra são perseguidos e mortos: todos juntos totalizam dezenas de homens e mulheres que, em 2004, perderam a vida por causa do Evangelho.

Há dezenas e dezenas de mártires anónimos, desconhecidos, em países como a Coreia do Norte, Laos e Vietname, onde dificilmente se conhece a vida dura e dolorosa a que são submetidos os cristãos.

Formas de celebrar a memória destes mártires poderão ser, além do jejum e oração, convidar os doentes e os que sofrem a oferecer os seus sofrimentos pelo anúncio de Evangelho. Outra forma poderá ser a visita a lugares de dor e sofrimento, como hospitais, asilos ou cadeias.

Foi escolhida a data de 24 de Março por ser o aniversário do assassinato do grande mártir óscar Romero, arcebispo de São Salvador, em 1980, enquanto celebrava a Eucaristia. a iniciativa desta celebração pertence ao Movimento Juvenil Missionário das Obras Missionárias Pontifícias, da Itália, que em 1993 a promoveu pela primeira vez, estando a difundir-se cada vez mais por outros países e continentes.