apesar de dispor profissionais especializados no campo da saúde, a Coreia do Norte está privada de material médico. a comunidade de Taizé apela à ajuda dos jovens inscritos para o encontro de Berlim
apesar de dispor profissionais especializados no campo da saúde, a Coreia do Norte está privada de material médico. a comunidade de Taizé apela à ajuda dos jovens inscritos para o encontro de Berlim a comunidade de Taizé que prepara mais um encontro de jovens na Europa faz um apelo solidário a favor da Coreia do Norte. Os jovens que irão participar no evento são convidados a levar consigo material médico de primeira necessidade e medicamentos, no âmbito de um projecto de apoio humanitário ao país asiático. O material que se espera recolher durante a realização da «Peregrinação de Confiança através da Terra, será enviado para aquele país asiático para ser distribuído pelos hospitais e centros de saúde das zonas rurais. «Será que aqueles que se preparam para participar no Encontro Europeu de Berlim poderiam procurar angariar algum desse material, levá-lo para Berlim e entregá-lo à chegada, no acolhimento?, é a pergunta lançada pelos monges de Taizé.

Esta comunidade ecuménica já manifestou, várias vezes, a sua solidariedade para com a Coreia do Norte desde 1998, nomeadamente em épocas de carência alimentar. Em 2011, no âmbito da Operação Esperança, Taizé enviou 260 toneladas de farinha de trigo e 120 toneladas de massa. a ajuda humanitária foi distribuída pelas populações mais desfavorecidas de Siniju, Ryongchon, Yomju e Gesong.
a Coreia do Norte dispõe de profissionais especializados – explica a organização no seu site – mas faltam materiais como os estetoscópios, termómetros, medidores de tensão, martelos de reflexo, agulhas. São necessários ainda utensílios para as cirurgias, ligaduras, e em particular medicamentos para combater a indigestão, diarreia, dores, febre, hipertensão ou úlceras de estômago.