«O oeste de África pode tornar-se uma zona fora de controlo, uma ‘narco-zona’», adverte um responsável da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, apelando à adopção de mecanismos especí­ficos
«O oeste de África pode tornar-se uma zona fora de controlo, uma ‘narco-zona’», adverte um responsável da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, apelando à adopção de mecanismos especí­ficos« a paz e a segurança estão em perigo por causa das redes criminosas transfronteiriças. O tráfico de estupefacientes, o tráfico de seres humanos e o terrorismo prevalecem em numerosos países, lembra Charles Okae, director para a manutenção da paz e da segurança regional da CEDEaO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental). «Se não forem aplicados mecanismos específicos a nível regional, o oeste de África pode tornar-se uma zona fora de controlo, uma ‘narco-zona’, adverte o responsável, citado pela agência Misna. Dirigentes militares, políticos, representantes da sociedade civil, universitários e dirigentes da CEDEaO estiveram reunidos três dias em Dakar para avaliar a segurança regional e definir estratégias para enfrentar os desafios existentes.
Sem estabilidade, a região do oeste de África não conseguirá pôr o seu «rico potencial de recursos ao serviço do desenvolvimento e do bem-estar das populações, alertou o ministro senegalês das Forças armadas, Bécaye Diop. as ameaças transfronteiriças já atingiram níveis suficientemente graves para levar os decisores a pôr em prática políticas eficazes, considera. Os grandes problemas que afectam a região são, entre outras coisas, a circulação de armas e de grupos armados. Questões que afectam a vida dos jovens e «hipotecam o seu futuro.