as vítimas estavam numa situação de servidão por dívida, caracterí­stica do trabalho escravo contemporâneo. Viviam em duras condições de vida, dividindo a água com os animais, numa propriedade do nordeste do Brasil
as vítimas estavam numa situação de servidão por dívida, caracterí­stica do trabalho escravo contemporâneo. Viviam em duras condições de vida, dividindo a água com os animais, numa propriedade do nordeste do BrasilEntre 2008 a 2010, antonio Evaldo de Macedo integrou a «lista suja do trabalho escravo, num caso de exploração que envolvia cinco pessoas na sua propriedade, no estado do Maranhão. O facto não serviu de emenda ao empregador que é agora reincidente, revela a agência de notícias, Repórter Brasil. Dez pessoas, nove homens e uma mulher, foram libertadas, recentemente, da Fazenda Outeiro Grande. Os homens trabalhavam na limpeza do terreno para a formação de pastagens, pois a principal actividade da Fazenda é a criação de gado. a mulher era cozinheira.

a denúncia terá sido feita por outro grupo de trabalhadores. além das ameaças e agressões, as queixas apontavam também para a privação de alimentos a quem não cumprisse com as metas de produtividade previamente determinadas. Produtos como botas, isqueiros, foices e sabão eram vendidos a preços superiores aos praticados no mercado, registados e depois descontados nos salários dos empregados. a remuneração mensal dos mesmos não atingia sequer o salário mínimo. Os trabalhadores acabavam por se endividar, gerando uma situação de servidão por dívida, característica do trabalho escravo contemporâneo, segundo a mesma fonte.

Uma escola pública municipal servia de alojamento às vítimas. O mau funcionamento das instalações sanitárias locais obrigou os trabalhadores a fazerem a sua higiene ao ar livre. a água que usavam para beber, cozinhar e tomar banho provinha de um açude, que também era usado pelos animais da propriedade. a alimentação consistia em arroz e feijão. Os trabalhadores não dispunham de nenhum equipamento de protecção individual e eram obrigados a trabalhar em duras condições climáticas.
alguns casos de trabalho escravo, apresentados pela Lista Suja, envolvem centenas de trabalhadores. Pode consultar o documento aqui.