arrefecimento da economia global empurra o mundo para uma recessão com a queda de empregos e um surto de conflitos sociais
arrefecimento da economia global empurra o mundo para uma recessão com a queda de empregos e um surto de conflitos sociaisHá um sério risco que o arrefecimento da economia global empurre o mundo para uma recessão com a queda de empregos e um surto de conflitos sociais, avisa um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicado esta segunda-feira. a menos que, sublinha o documento, os governos tomem medidas urgentes para estimular o crescimento do emprego.
Numa análise séria ao futuro do emprego global, a OIT nota que, enquanto as empresas privadas estão numa posição mais fraca para manter os seus trabalhadores desde o início da crise financeira, as medidas de austeridade implementadas pelos governos têm contribuído para um crescente número de desempregados.
Chegámos ao momento da verdade, sublinhou Raymond Torres, director do Instituto Internacional de Estudos do Trabalho da OIT, que emitiu o relatório. Temos uma pequena janela de oportunidade para evitar um duplo mergulho no emprego.
Segundo o Relatório Mundial de Trabalho para 2011, com o título Fazer os mercados funcionarem para o emprego, têm de ser criados 80 milhões de empregos nos próximos dois anos para o emprego global para voltar a níveis anteriores à crise.