a conservação da biodiversidade no Brasil foi objecto de debate nos dias 26 e 27 de Setembro, em Brasí­lia. O papel da comunicação na difusão e qualificação da questão ambiental no país foi um dos temas desenvolvidos
a conservação da biodiversidade no Brasil foi objecto de debate nos dias 26 e 27 de Setembro, em Brasí­lia. O papel da comunicação na difusão e qualificação da questão ambiental no país foi um dos temas desenvolvidos«Para colocar a biodiversidade no centro do debate, é preciso trabalhar o conhecimento da biodiversidade como um todo. a população brasileira não conhece a biodiversidade, afirmou Liana John, jornalista especializada em meio ambiente, citada pela rede de defesa da natureza, WWF.

a profissional deseja que a biodiversidade seja reconhecida pela sua utilidade. «Eu queria ver a biodiversidade nas Havaianas, no chocolate Surpresa, no objecto de decoração, ela tem que ir para rua. Só quando as pessoas souberem o que é e usarem a biodiversidade, o seu valor passará a ser reconhecido, considera.
Matthew Shirt, outro profissional da comunicação, defendeu ser necessário mudar o discurso sobre o ambiente de forma a qualificar o debate. «O ambientalismo tende a abordar o tema como a história do bem contra o mal e as empresas têm a tendência de simplificar muito a questão com o feche a torneira’, que não é exactamente o problema, afirmou.
Considera que a solução consiste em trabalhar com os jornalistas para que apresentem ao público em geral uma versão melhorada do debate, com informações precisas. «Em vez de tentar mostrar impressa a importância e urgência do tema da biodiversidade, é preciso ensiná-los e envolvê-los nesse debate, destaca.