acções bélicas ameaçam o frágil equilí­brio conseguido pelas forças internacionais na Costa de Marfim. Representantes das Nações Unidas renovam pedido de respeito pelos acordos de cessar-fogo.
acções bélicas ameaçam o frágil equilí­brio conseguido pelas forças internacionais na Costa de Marfim. Representantes das Nações Unidas renovam pedido de respeito pelos acordos de cessar-fogo. Dois altos funcionários das Nações Unidas (ONU) da Costa de Marfim encontraram-se, a 1 de Março, com o presidente do país, Laurent Gbagbo. Motivo do encontro fazer o ponto da situação. Fontes da ONU afirmaram a necessidade de novas iniciativas para restabelecer a segurança nas zonas orientais e ocidentais do país, onde, nas últimas semanas, tem aumentado a tensão.

Durante o encontro com o presidente Gbagbo, foi dada atenção especial aos combates dos últimos dias em Logouale, onde um grupo armado, até agora quase desconhecido, lançou um ataque contra posições dos rebeldes Força Nova. Estas posições encontram-se para lá da zona vigiada pelos capacetes azuis da ONU e pelos soldados franceses. a zona divide o país em dois, sendo a parte norte controlada pelos rebeldes e a parte sul pelo governo.

aparentemente regressou a calma. Foram detidas 87 pessoas e estão nas mãos dos militares da ONU. No entanto, num comunicado posterior ao encontro, é renovado o apelo às partes envolvidas para evitar acções que possam agravar a situação, colocando em perigo a vida da povoação civil e ameaçando o processo de paz.