Na terceira aparição, que decorreu no Outono, o anjo deu a hóstia e o cálice a tomar aos três pastorinhos
Na terceira aparição, que decorreu no Outono, o anjo deu a hóstia e o cálice a tomar aos três pastorinhosO Santuário de Fátima vai evocar a terceira e última aparição do anjo, aos pastorinhos, na Loca do Cabeço, no Outono de 1916, a 29 de Setembro. O programa tem início às 21h30 com a recitação do Rosário na Capelinha das aparições. Os peregrinos seguem, rezando o terço, em procissão até aos Valinhos.

Nas «Memórias, a irmã Lúcia não esclarece com exactidão a data em que ocorreu a terceira e última aparição do anjo. Sabe-se que decorreu no Outono. No primeiro ano do ciclo comemorativo de sete anos até ao centenário das aparições (2017) e dedicado às aparições do anjo, subordinado ao tema «Santíssima Trindade, adoro-vos profundamente, o Santuário de Fátima assinalou os três momentos em que o anjo de Portugal falou com os videntes.

Na primeira e terceira aparição, o anjo falou com Lúcia, Francisco e Jacinta, na Loca do Cabeço. Na segunda, que decorreu em agosto de 1916, fê-lo no poço do arneiro, junto à casa da Lúcia. Este percurso, de vista e peregrinação aos três locais, o peregrino pode fazê-lo num itinerário próprio que tem início junto à rotunda sul e que coincide com o início do caminho da Via -Sacra. ali, em diversas línguas, poderá retirar um folheto que servirá de guia para esta peregrinação.

Na terceira aparição, na Loca do Cabeço, os pastorinhos encontravam-se a rezar a oração que o anjo lhes ensinou, quando este lhes apareceu, apresentando-se com um cálice na mão esquerda e uma hóstia na mão direita sobre o cálice e da qual caiam pingas de sangue. O anjo ajoelhou, junto dos três videntes, deixando a hóstia e o cálice suspensos no ar e ensinou-lhes a oração: «Santíssima Trindade Pai, Filho e Espírito Santo, adoro-vos profundamente e ofereço-vos o preciosíssimo corpo, Sangue, alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os sacrários da terra, em reparação dos ultrajes, sacrilégios e indiferenças com que Ele mesmo é ofendido. E pelos méritos infinitos do seu Sacratíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores.

Depois, o anjo deu a hóstia a tomar a Lúcia e o conteúdo do cálice ao Francisco e à Jacinta dizendo: «Tomai e bebei o corpo e o sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo horrivelmente ultrajado pelos homens ingratos. Reparai os seus crimes e consolai o vosso Deus. De seguida, ajoelhou de novo junto dos videntes e rezaram por três vezes a oração que tinha acabado de lhes ensinar.