De norte a sul do país, são várias as actividades que vão dar descontos e muita emoção aos jovens neste Dia internacional da juventude
De norte a sul do país, são várias as actividades que vão dar descontos e muita emoção aos jovens neste Dia internacional da juventudeas ofertas para Portugal e a Europa passam por 20 por cento de desconto nas reservas efectuadas online no dia 12 de agosto de qualquer viagem para a Europa, voos da TaP-Portugal a jovens entre os 12 e os 30 nos. Na CP há viagens gratuitas nos comboios regionais e nos comboios urbanos de Lisboa, Porto e Coimbra para jovens dos 12 aos 25 anos. Também há descontos nos museus e no cinema e concertos.

a Federação Nacional das associações Juvenis FNaJ oferece 80 por cento de desconto a quem se inscrever em ações do Plano Nacional de Formação neste dia.  a Fundação para a Divulgação das Tecnologias de Comunicação (FDTI) também faz descontos nas inscrições efectuadas nos Centros da FDTI em produtos InforJovem. Por seu lado, a associação Nacional de Jovens Empresários (aNJE) oferece um desconto de 10 por cento nas inscrições nas suas acções de formação em inscrições realizadas neste dia por jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos.

O Dia internacional da Juventude foi instituído em Dezembro de 1999 pela assembleia Geral das Nações Unidas. Foi incentivado que se ganizassem actividades públicas e informativas, no sentido de apoiar o dia, para melhor promover o conhecimento do Programa Mundial da acção para a Juventude.

São mais de um bilião em todo o mundo. Mas, num mundo rico, quase um quinto das pessoas com idades compreendidas entre 15 e 24 anos têm de sobreviver com menos de um dólar por dia e quase metade vive com menos de dois dólares por dia. Metade da juventude está desempregada.

as Nações Unidas (ONU) consideram, na mensagem para este dia, que «hoje, o mundo conta com cerca de três mil milhões de habitantes com menos de 25 anos e mais de 100 milhões de crianças em idade escolar não frequentam a escola. Todos os dias, perto de 30 mil crianças morrem devido à pobreza e sete mil jovens contraem o HIV/Sida.

Neste Dia internacional, a ONU recomenda que os governos aproveitem a data para criar oportunidades e redobrar esforços para apoiar os jovens. a data deve servir para estimular os jovens na promoção de progresso, com ênfase nas Metas de Desenvolvimento do Milénio. até 2015, os Objectivos incluem acabar com a extrema pobreza, a fome, a mortalidade materna e infantil, a falta de acesso à educação e luta por cuidados de saúde.