Três mil civis foram mortos em 2010, de acordo com um relatório sobre o impacto dos conflitos armados. a situação das mulheres e das crianças no Iraque degradou-se, indica
Três mil civis foram mortos em 2010, de acordo com um relatório sobre o impacto dos conflitos armados. a situação das mulheres e das crianças no Iraque degradou-se, indica a violência armada e as violações «silenciosas dos direitos humanos continuam a verificar-se no Iraque e a afectar grande parte da população, revela um estudo das Nações Unidas relativo a 2010. a situação dos direitos das mulheres piorou; as crianças continuam a sofrer com a violência, havendo registo de menores recrutados para cometer actos de violência, segundo o estudo, citado pela Rádio das Nações Unidas.

Dados das Nações Unidas e estimativas do governo apontam para cerca de três mil civis mortos em 2010, como resultado da actuação de grupos armados e terroristas. O relatório tem em conta os direitos políticos, como a liberdade de reunião e de expressão. aponta ainda que «a violência armada continua a ter um impacto negativo na infraestrutura civil. Constatam-se melhorias ao nível das condições físicas dos centros de detenção e prisões, contudo continua a haver relatos de abusos e de torturas.