O sacerdote, da congregação do Verbo Divino sucede no cargo ao padre Manuel Durães Barbosa, da congregação dos missionários do Espírito Santo
O sacerdote, da congregação do Verbo Divino sucede no cargo ao padre Manuel Durães Barbosa, da congregação dos missionários do Espírito Santo a nomeação foi promulgada no dia 12 de Julho, por decreto da Santa Sé assinado pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, o arcebispo italiano Fernando Filoni. Natural da aldeia da Ponte, diocese da Guarda, o padre antónio Lopes foi ordenado padre em 1986.

Foi director e professor no Instituto S. Paulo e após ter feito estudos sobre a Sagrada Escritura em Paris regressou ao Togo e foi também director de um Centro Bíblico de Lomé, a capital daquele país, adianta o site dos missionários do Verbo Divino. De regresso a Portugal integrou-se na comunidade de Tortosendo, seguindo para Guimarães, onde foi superior três anos. Nos últimos anos tinha assumido a responsabilidade pastoral da paróquia de São Cristóvão de Selho.

Colaborador do jornal Contacto svd, o jornal dos verbitas; colaborou com o Departamento de animação Bíblica da Pastoral (DaBP) nos cadernos bíblicos que a Congregação do Verbo Divino tem apresentado em conjunto com a arquidiocese de Braga.