Comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura coloca reserva do Rio Plátano, em Honduras, na lista do Património Mundial em risco, que já conta com 34 locais
Comité da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura coloca reserva do Rio Plátano, em Honduras, na lista do Património Mundial em risco, que já conta com 34 locais a Reserva da Biosfera do Rio Plátano integrou a lista do património Mundial em perigo a pedido do próprio governo de Honduras. Pretende-se com isto mobilizar apoios e concentrar esforços para a sua preservação. É considerada um raro vestígio da floresta tropical húmida da américa Central. Mas, está seriamente ameaçada pelo abate ilegal de árvores, ocupação ilegal de terras e pelas dificuldades que o Estado apresenta em gerir o local.

a Reserva da Biosfera do Rio Plátano abriga populações indígenas. O sítio integrou a lista do Património Mundial em 1979 e a lista de sítios em perigo, entre 1996 e 2007. Outros 34 locais de diferentes partes do mundo integram essa última lista. a bem sucedida preservação do Santuário de Fauna de Manas permitiu a sua retirada da lista do património em risco, anunciou a organização, ontem. Decorre em Paris, até 29 de Junho, a 35a sessão do Comité.