« a estabilidade Política, o fim de conflitos e a criação de mecanismos e instrumentos de combate à pobreza e à fome são os grandes desafios que se colocam aos governos africanos»
« a estabilidade Política, o fim de conflitos e a criação de mecanismos e instrumentos de combate à pobreza e à fome são os grandes desafios que se colocam aos governos africanos»Os povos africanos, os governantes e instituições da África necessitam, hoje, de repensar as suas políticas de desenvolvimento, para tirar o continente da letargia que os remetem à condição de perpétuos submissos e mendigos perante outros povos e Estados, escreve Patrício Cambuandy da agência angop, num artigo para o site angoladigital.net. Diz o jornalista que África sofre dos mesmos problemas há 48 anos.
Os conflitos armados e a consequente instabilidade política nos países africanos permanecem hoje como os principais obstáculos ao desenvolvimento do continente berço. Conflitos e instabilidade que ofuscam os esforços económicos, financeiros e de reorganização estrutural de muitos países africanos, no sentido de desenvolvimento, salienta.

Hoje, África necessita, de instituições fortes, eficientes e eficazes, credíveis e respeitáveis, capazes de favorecer a integração e o desenvolvimento do continente e cujas decisões e medidas devem ser aplicadas de forma coerente, em defesa da sua integridade, para sair do actual momento histórico, defende Patrício Cambuandy, da angop. Para ultrapassar o estado actual de África, caracterizado por conflitos e crises permanentes, aconselha a agir já, em unidade e solidariedade, para salvaguardar a integridade física do continente, a soberania e independência, favorecendo a defesa dos interesses dos seus povos.

O 25 de Maio foi instituído pela Organização das Nações Unidas, em 1972, Dia da Libertação de África. a data representa também um profundo significado da memória colectiva dos povos do continente e a demonstração do objectivo comum de unidade e solidariedade dos africanos na luta para o desenvolvimento económico continental.