Eliminação da disciplina írea de Projecto dos currículos educativos do ensino secundário leva Fundação Evangelização e outras vinte e quatro organizações a escreverem à ministra da Educação, Isabel alçada
Eliminação da disciplina írea de Projecto dos currículos educativos do ensino secundário leva Fundação Evangelização e outras vinte e quatro organizações a escreverem à ministra da Educação, Isabel alçada a carta aberta dirigida a Isabel alçada assinala que a revisão curricular constituí um retrocesso na política de Educação do país, já que esta disciplina Área de Projecto representa uma inquestionável mais – valia na abordagem por parte dos jovens a valores como a justiça, a solidariedade, a equidade e responsabilidade cívica global. Desde a recente aprovação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, várias Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) têm desenvolvido projectos da disciplina de Educação Cívica.
Sustentamos igualmente que, a integração das temáticas da Cidadania Global nos curricula e nas experiências vividas em contexto escolar, de forma transversal e consistente, é o caminho do futuro sendo igualmente, um projecto que mobiliza e mobilizará as ONGD que apostam na abordagem transdisciplinar como factor pleno de desenvolvimento e um pilar de sustentabilidade futura, defendem as organizações.

a Plataforma Portuguesa das ONGD, através do seu Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento pretende desempenhar um papel activo na criação de mecanismos de diálogo entre o Ministério da Educação e as Organizações da Sociedade Civil, a fim de que espaços de reflexão sobre Educação para o Desenvolvimento nos curricula escolares façam parte da oferta lectiva dos ensinos básico e secundário.

Na missiva, as organizações defendem que, juntos com a comunidade educativa constituímos o alicerce para a sensibilização e a mobilização em prol do desenvolvimento humano sustentável, reforçaremos o nosso empenho para fortalecer a política educativa nacional, construindo e consolidando caminhos que o concretizem. Esta carta foi apresentada durante a conferência “Educação para a Cidadania Global: que espaços?”, integrada na edição deste ano d”Os Dias do Desenvolvimento. a carta pode ser lida aqui.

Eliminação da disciplina Área de Projecto dos currículos educativos do ensino secundário leva Fundação Evangelização e outras vinte e quatro Organizações pertencentes à Plataforma Portuguesa de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento a escreverem à ministra da Educação

a carta aberta dirigida a Isabel alçada assinala que a revisão curricular constituí um retrocesso na política de Educação do país, já que esta disciplina Área de Projecto representa uma inquestionável mais – valia na abordagem por parte dos jovens a valores como a justiça, a solidariedade, a equidade e responsabilidade cívica global. Desde a recente aprovação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento, várias Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD) têm desenvolvido projectos da disciplina de Educação Cívica.

Sustentamos igualmente que, a integração das temáticas da Cidadania Global nos curricula e nas experiências vividas em contexto escolar, de forma transversal e consistente, é o caminho do futuro sendo igualmente, um projecto que mobiliza e mobilizará as ONGD que apostam na abordagem transdisciplinar como factor pleno de desenvolvimento e um pilar de sustentabilidade futura, defendem as organizações.

a Plataforma Portuguesa das ONGD, através do seu Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento pretende desempenhar um papel activo na criação de mecanismos de diálogo entre o Ministério da Educação e as Organizações da Sociedade Civil, a fim de que espaços de reflexão sobre Educação para o Desenvolvimento nos curricula escolares façam parte da oferta lectiva dos ensinos básico e secundário.

Na missiva, as organizações defendem que, juntos com a comunidade educativa constituímos o alicerce para a sensibilização e a mobilização em prol do desenvolvimento humano sustentável, reforçaremos o nosso empenho para fortalecer a política educativa nacional, construindo e consolidando caminhos que o concretizem. Esta carta foi apresentada durante a conferência “Educação para a Cidadania Global: que espaços?”, integrada na edição deste ano d”Os Dias do Desenvolvimento.