Obstáculos ao desenvolvimento na agricultura preocupam as mulheres africanas de quatro países da África austral. Estão reunidas em conferência regional no Chimoio, Manica, centro de Moçambique
Obstáculos ao desenvolvimento na agricultura preocupam as mulheres africanas de quatro países da África austral. Estão reunidas em conferência regional no Chimoio, Manica, centro de Moçambique a agricultura pode tornar as mulheres rurais poderosas, transformando-as em grandes actoras, não só ao nível da agricultura de subsistência, mas também comercial, declarou Graça Machel, presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), entidade que promoveu a iniciativa. as mulheres rurais precisam de ser dotadas de conhecimentos Círculo para elevarem a sua capacidade e qualidade de produção. Igualmente devem ter direito a terra, serviços de saúde apropriados e segurança social, explicou a esposa do primeiro presidente de Moçambique, refere a agência Lusa.

Não podemos durante 20 ou 30 anos falar da mesma coisa e da mesma maneira. Temos que ter categorias, para responder a cada problema de acordo com a sua situação, sublinhou Graça Machel, actual esposa do ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela. Só assim as mulheres rurais vão jogar um papel significativo ao nível da economia formal. as mulheres rurais precisam de formar uma rede de solidariedade para que não sejamos apenas maiores em números, mas sejamos maiores em vozes, para sermos ouvidas. Dos 22 milhões de habitantes moçambicanos, 52 por cento são mulheres e 70 por cento delas vivem nas zonas rurais, onde a agricultura é a principal fonte de rendimento.

O encontro reúne representantes das mulheres rurais do Zimbabwe, Malawi, África do Sul e da região centro de Moçambique (Manica, Sofala e Tete). Examinam os obstáculos que enfrentam e as potencialidades que a agricultura lhes oferece para formarem uma cadeia que favoreça o seu crescimento. Espera-se que o encontro chegue a um entendimento comum para potenciar as capacidades das mulheres rurais. Várias instituições financeiras deverão providenciar os serviços necessários para a realização eficaz das actividades das mulheres. Esta iniciativa da Fundação para o Desenvolvimento da Comunidade (FDC), tem como parceiras a NEPaD Business Foundation (NBF), FOMMUR e african Women in Business (aWIa), que pretendem uma reflexão sobre a comercialização agrícola.