«O centro da nossa fé é a Eucaristia», afirmou João César das Neves, durante a conferência «Eucaristia: mistério vivido», nos trabalhos do congresso eucarí­stico diocesano do apostolado da Oração
«O centro da nossa fé é a Eucaristia», afirmou João César das Neves, durante a conferência «Eucaristia: mistério vivido», nos trabalhos do congresso eucarí­stico diocesano do apostolado da OraçãoO mistério acontece, sempre que se comunga, na Eucaristia. Cristo faz-se presente em cada um dos fiéis. O espanto da Eucaristia é que a consagração é feita para nós, salientou o docente da Universidade Católica.
aos 360 participantes do primeiro Congresso Eucarístico da diocese de Leiria-Fátima que termina esta tarde em Fátima, César das Neves explicou que, muitas vezes, os católicos comungam, mas perderam o assombro perante este mistério que não percebemos. Esse abismo entre nós e o mistério é a Eucaristia, explicou.
Para o católico, a Igreja só há muito pouco tempo percebeu o tesouro que é a comunhão e passou a recomendá-la aos fiéis. Mas, agora, o perigo é banalizar, por se comungar todos os dias e não ligar nenhuma.
a Eucaristia deve depois ser traduzida na nossa vivência do dia-a-dia, fazendo tudo eucarísticamente. E isso requer o testemunho público no respeito e defesa da vida humana, no matrimónio entre um homem e uma mulher, na promoção do bem comum e na educação. Estes valores não são negociáveis, disse. Fazer tudo isto é complicado, acrescentou.