a «beleza da visita que nos encheu a alma» pode agora ser tornada mais presente, ao desfolhar as páginas de um livro sobre a visita apostólica do Papa, em Maio a Portugal
a «beleza da visita que nos encheu a alma» pode agora ser tornada mais presente, ao desfolhar as páginas de um livro sobre a visita apostólica do Papa, em Maio a PortugalUma visita que não facilitou a indiferença afirmou o coordenador da visita do Papa a Portugal, durante o lançamento da obra Papa em Portugal – Continuamos a caminhar na esperança, em Fátima. Carlos azevedo realçou as honras únicas carregadas de sentido e de beleza desta visita de quatro dias.
É a primeira obra que contém todos os textos, uma vez que as anteriores foram publicadas logo após a viagem e antes dos importantes discursos e cartas que o Papa escreveu sobre a viagem. Reúne todos os discursos, homilias e saudações proferidas por Bento XVI em Lisboa, Fátima e Porto. Inclui ainda intervenções posteriores como a mensagem de agradecimento enviada pelo Santo Padre ao clero português, bem como a da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a visita. Sete jornalistas portugueses que acompanharam a viagem de Bento XVI a Portugal são autores de textos que se incluem nesta obra, apresentando a sua perspectiva privilegiada do acontecimento.
Teresa Canto Noronha, da SIC, escreve sobre a viagem e recepção: avião, aeroporto, Jerónimos e Palácio de Belém. Rosa Pedroso Lima, do Expresso, realça o momento da Missa e do encontro com os jovens. ana Santos, da RTP, analisa o encontro no Centro Cultural de Belém, enquanto Octávio Carmo, da Ecclesia, analisa os encontros do Papa em Fátima, com os bispos, o clero e a pastoral social.
a vaticanista aura Miguel, da Rádio Renascença, realça Portugal e a vocação de Pedro enquanto ana Lúcia, da revista Sábado, sublinha os momentos vividos no Porto, na Serra do Pilar e avenida dos aliados. Manuela Paixão, do Diário de Notícias escreve sobre os últimos momentos : despedida e regresso a Roma. O prefácio é de Carlos azevedo, coordenador desta visita. Inclui uma grande reportagem fotográfica sobre os vários momentos, captados através das lentes dos fotojornalistas do Santuário de Fátima, Lusa e Ecclesia.
a chancela é da Lucerna. Henrique Mota sublinha que este livro pretende fazer continuar presente a viagem do Pontífice a Lisboa, Fátima e Porto, e não apenas, servir para fazer memória ou saudosismo. O subtítulo da obra: Continuemos a caminhar na esperança é o apelo que o Papa deixa ficar no aeroporto do Porto, nos momentos finais da despedida, explica o editor. ao fazer este volume, também, documental fi-lo a pensar no futuro, acrescenta.