Comemorações decorrem sob o tema «Turismo e diversidade biológica». O turismo e a biodiversidade são interdependentes
Comemorações decorrem sob o tema «Turismo e diversidade biológica». O turismo e a biodiversidade são interdependentes a Organização Mundial de Turismo quer despertar as consciências dos operadores e dos viajantes para que cumpram a sua parte de responsabilidade global, na salvaguarda de espécies únicas e dos ecossistemas que compõem o planeta. Em Portugal, a data será assinalada com uma largada de balões promovida pelo Inatel, na Praia Fluvial de alamal, e uma viagem de Lisboa para Vila Velha de Ródão no Comboio aventura da CP, que opera na linha da Beira Baixa.
Esta efeméride foi criada na década de 70 numa assembleia geral da Organização Mundial de Turismo, com o objectivo de assinalar o contributo do turismo para a economia.começou a ser comemorado há trinta anos, a 27 de Setembro de 1980. O objectivo da data é promover o conhecimento da comunidade internacional sobre a importância do turismo e seus valores sociais, culturais, económicos e políticos, cuidando ainda dos impactos causados pela actividade, além de se observar a importância na resolução dos problemas relacionados à igualdade social.
Um dos operadores em Portugal com uma vocação específica é a TUREL, uma cooperativa vocacionada para a promoção, dinamização e comercialização de produtos e serviços ligados ao Turismo Cultural e Religioso.com sede em Braga tem como cooperantes diversas instituições da zona norte. Propõe roteiros e viagens à descoberta do património religioso da região, aos diversos santuários.