a Fundação Evangelização e Culturas, através da Rede Fé e Desenvolvimento propõe alguns subsí­dios para uma celebração especial
a Fundação Evangelização e Culturas, através da Rede Fé e Desenvolvimento propõe alguns subsí­dios para uma celebração especialNo XXV Domingo do Tempo Comum, 19 de Setembro, organize uma celebração especial com a sua comunidade: Missão 2015 – Desenvolvimento para Todos. Missa pela Cimeira da ONU sobre a pobreza. O desafio é da FEC e pretende chamar a atenção dos cristãos para a importância desta cimeira que decorre de 20 a 22 de Setembro, em Nova Iorque.
No domingo anterior, as comunidades são convidadas a rezar pelo sucesso dos trabalhos, com medidas eficazes no combate à pobreza. Queremos rezar para que nesta cimeira sejam dados passos concretos na construção de metas que reforcem os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, neste quadro de referência dos direitos humanos, assinala o guião disponibilizado às comunidades.
Temos, assim, como intenção especial desta missa, todos os líderes políticos reunidos nesta cimeira, para que tenham a coragem e determinação de assumir uma verdadeira parceria para o desenvolvimento, assente na justiça e no bem comum. Tendo como ponto de partida as palavras de Bento XVI na encíclica Caridade na Verdade, o guião apresenta ainda propostas de oração de fiéis e lança o convite a repicar dos sinos no final da Eucaristia, sinal de alerta e de chamada à acção.
a cimeira das Nações Unidas irá avaliar o que foi feito ao longo de dez anos, em cada uma das oito metas definidas nos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio. Ter direito a alimentos, água potável, instrução básica, cuidados de saúde básicos, é uma realidade ainda não acessível a mais de um sexto da Humanidade. Os trabalhos vão ainda servir para assumir um compromisso na luta contra a pobreza para os próximos cinco anos.