Número de cabo-verdianos a viver no estrangeiro é equivalente ao número de residentes do arquipélago. São mais de 518 mil emigrantes
Número de cabo-verdianos a viver no estrangeiro é equivalente ao número de residentes do arquipélago. São mais de 518 mil emigrantesCabo Verde é a nação africana que mais sofre com a fuga de cérebros. Os emigrantes do arquipélago são, portanto, os mais qualificados do continente, revela um relatório da Organização Internacional para as Migrações. Entre 1997 e 2003, o país tinha 77 por cento dos quadros técnicos superiores espalhados pelo mundo, em particular na américa e na Europa. apenas 910 dos mais de cinco mil técnicos superiores, que partiram para o estrangeiro para estudar, regressaram a Cabo Verde depois de formados.
O sector da medicina é citado no estudo, a título de exemplo: entre 1990 e 2000, 54,1 por cento dos licenciados permaneceram nos países de formação. apesar das conclusõesencorajadoras, o relatóriorelembra também que a maioria dos emigrantes cabo-verdianos tem pouca ou nenhuma qualificação profissional. Em 1990, 78 por cento possuía a escolaridade básica, revela a agência Panapress.
Números oficiais apontam para a presença de 518 180 mil emigrantes cabo-verdianos,em todo o mundo. O número de habitantes do arquipélago, por sua vez, ronda os 500 mil. Uma informação que contradiz a ideia preconcebida de que a comunidade da diáspora cabo-verdiana seria duas vezes superior ao número de residentes.