é a maior manifestação religiosa da Póvoa de Varzim e uma das maiores da zona Norte, a procissão da Senhora da assunção
é a maior manifestação religiosa da Póvoa de Varzim e uma das maiores da zona Norte, a procissão da Senhora da assunçãoMove-os a fé das gentes do mar. a procissão sai à rua no dia da solenidade de Nossa Senhora de assunção. Nove andores e mais de três centenas de figurantes saíram à rua para a procissão da padroeira dos pescadores.
Já há muitos anos que faço isto por fé. Deixaram-me de herança. O meu pai, que já faleceu, tinha muita fé na Senhora da assunção, explica José Pereira, citado pelo jornal de Notícias. a procissão percorreu as ruas da cidade, acompanha por milhares de pessoas (fiéis e turistas) que se deslocaram à cidade.
Em frente ao porto de pesca, os andores estiveram voltados para o mar e, durante 15 minutos, fez-se ouvir os milhares de foguetes, numa saudação à Virgem padroeira dos pescadores. Os homens do mar pedem sorte e protecção por mais um ano. Os tapetes de flores e serrim que enchem a rua central do bairro sul são também outro motivo de curiosidade de quem visita a Póvoa, por esta altura.