Projecto pioneiro consiste em comprar aos pequenos comerciantes para dar aos mais desfavorecidos. 15 mil famílias foram beneficiadas
Projecto pioneiro consiste em comprar aos pequenos comerciantes para dar aos mais desfavorecidos. 15 mil famílias foram beneficiadasEntre Março e Julho, a Organização, acção Contra a Fome, desenvolveu um projecto de combate à desnutrição e simultâneo apoio dos produtores locais, na capital haitiana. O objectivo era melhorar a alimentação das populações afectadas pelo terramoto, proporcionando-lhes o acesso a produtos alimentares mais nutritivos, à venda nos mercados.
Perante a visível diminuição do poder de compra dos habitantes, a organização distribuiu cupões de compra no valor de 22 euros, todos os meses, a cada família. No total, gastou 960 mil euros nesta iniciativa. Os cupões eram trocados por alimentos frescos em 166 pontos de venda dos mercados de Port-au-Prince. as poupanças das famílias puderam assim reverter para outros bens necessários como produtos de higiene, saúde ou material escolar.
a organização pretende dar continuidade ao projecto pioneiroquetevebons resultados. Consciencializou as pessoas para a importância de uma alimentação saudável, num país com elevados níveis de malnutrição crónica. Por outro lado, incentivou o comércio local que atravessava um duro período, desde o sismo em Janeiro de 2010. Promoveu a produção e o consumo de produtos locais no Haiti,que depende quase totalmente das importações.