as melhorias são consideráveis, mas é preciso fazer mais pela erradicação da doença que afecta dezenas de milhões de pessoas no mundo
as melhorias são consideráveis, mas é preciso fazer mais pela erradicação da doença que afecta dezenas de milhões de pessoas no mundoDecorre a XVIII Conferência Internacional sobre a Sida em Viena. O encontro internacional teve início a 18 de Julho prolonga-se até 23. Conta com 20 mil delegados das várias regiões do mundo. O tema geral é Direitos – aqui e agora. Pretende-se dar destaqueà relação entre os direitos humanos e o vírus.
Numa mensagem divulgada durante a cerimónia de abertura, Ban Ki-moon citou os progressos alcançados na resposta mundial à doença. Referiu a diminuição do número de novas infecções, maior acesso aos tratamentos, retirada de restrições às viagens de pessoas infectadas com o vírus do HIV.
O secretário-geral das Nações Unidas insistiu, ainda, sobre os obstáculos que permanecem, perante o enfraquecimento da resposta de alguns governos a esta epidemia. Considera haver uma estreita relação entre o vírus e o alcance dos Objectivos do Milénio, em particular no campo da saúde de mulheres e crianças.
a organização Mundial da Saúde calcula que,no final de 2009, haveria 5,2 milhões de pessoas infectadas a receber tratamentos. Em 2008, registaram-se cerca de 4 milhões. O relatório de 2008 da ONUSID a (Programa das Nações Unidas para a Sida)indicava que havia 33 milhões de pessoas com Sida.