Grupo cívico aplaude a decisão de um ramo da multinacional japonesa, Mitsubishi, em compensar vítimas sul-coreanas de trabalho forçado durante a era colonial
Grupo cívico aplaude a decisão de um ramo da multinacional japonesa, Mitsubishi, em compensar vítimas sul-coreanas de trabalho forçado durante a era colonialDurante o período da colonização japonesa (1910-1945), milhares de sul-coreanas foram forçadas a trabalhar em bordéis militares. Outras foram enviadas para as fábricas de várias empresas, incluindo a Mitsubishi, sobretudo durante o período da Segunda Guerra Mundial.
Um grupo de activistas celebrou a decisão japonesa, em frente a um stand de automóveis da Mitsubishi na cidade de Kwanjgu, situada no sudoeste da Coreia, a 300 quilómetros da capital Seul. Em conferência de imprensa, Yang Keum-dok, de 82 anos, afirmou que a empresa japonesa tinha concordado em negociar compensações com as vítimas. O grupo cívico lembrou que a decisão chega tarde para muitas vítimas. Restam vivas apenas poucas dezenas das mais de 100 mil que trabalharam como escravas no Japão.
as vítimas coreanas tiveram o apoio de uma ONG japonesa (organização não-governamental), radicada na cidade de Nagoya. a organização tem-se dedicado à assistência destas vítimas no que toca à elaboração de processos contra várias empresas japonesas. além disso, tenciona visitar a Coreia até ao fim deste mês. as negociações relativas à compensação das vítimas terão lugar antes de 15 de agosto, dia em que os coreanos celebram o fim da ocupação japonesa.