Os cristãos ao longo dos séculos demonstraram uma devoção filial a Nossa Senhora,
havendo centenas de designações, uma delas é do Carmo, cuja festa a Igreja
comemora a 16 de Julho
Os cristãos ao longo dos séculos demonstraram uma devoção filial a Nossa Senhora,
havendo centenas de designações, uma delas é do Carmo, cuja festa a Igreja
comemora a 16 de JulhoNossa Senhora sendo apenas uma só, mas venerada com imensos títulos – apenas como curiosidade: há um estudo sobre Nossa Senhora que engloba mais de mil designações no mundo – é sempre a protectora e intercessora junto de Deus, qualquer que seja a invocação atribuída. Contudo, a designação de Carmo, ou do Carmelo, é das mais antigas que conhecemos e tem algo especial que a distingue: o Escapulário do Carmo, recomendado por vários Papas e Santos. Um destes, São Cláudio de La Colombiére, afirma: Não basta dizer que o Escapulário é um sinal de salvação. Eu sustento que não há outro que faça tão certa nossa predestinação .
Também Pio XII em 1951 disse em carta aos Superiores Gerais das duas Ordens carmelitas: O Santo Escapulário, que pode ser chamado de Hábito ou Traje de Maria, é um sinal e penhor de protecção da Mãe de Deus . Mais recentemente, João Paulo II em 2001 afirmou: O Escapulário é essencialmente um hábito’. Quem o recebe é agregado ou associado num grau mais ou menos íntimo à Ordem do Carmo, dedicada ao serviço da Virgem para o bem de toda a Igreja.
Duas são as verdades evocadas pelo signo do Escapulário: de um lado, a constante protecção da Santíssima Virgem, não só ao longo do caminho da vida, mas também no momento da passagem para a plenitude da glória eterna; de outro, a consciência de que a devoção para com Ela não pode limitar-se a orações e tributos em sua honra em algumas ocasiões, mas deve tornar-se um hábito’. Esses dois Pontífices confirmam, assim, manifestações de apreço ao Escapulário feitas por vários de seus antecessores, tais como Bento XIII, Clemente VII, Bento XIV, Leão XIII, São Pio X e Bento XV. Foi o Papa Bento XIII que estendeu a toda a Igreja a celebração da festa de Nossa Senhora do Carmo a 16 de Julho.
Um dos episódios mais conhecidos é o de São Simão Stock (Prior Geral da Ordem Carmelita) a quem Nossa Senhora apareceu em 16 de Julho de 1251. apresentando o Escapulário, dirigiu-lhe estas palavras: Filho dilectíssimo recebe o Escapulário da tua Ordem, sinal especial de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os carmelitas. aqueles que morrerem com este Escapulário não padecerão o fogo do Inferno. É sinal de salvação, amparo e protecção nos perigos, e aliança de paz para sempre . a Igreja assumiu o Escapulário e dele fez uma das devoções mais difundidas entre o povo de Deus.
a Irmã Lúcia, nas suas memórias, revela que Nossa Senhora na aparição de 13 de Outubro de 1917 se mostrou em forma semelhante a Nossa Senhora do Carmo. O Escapulário é uma tira de pano tendo a gravação das imagens de Nossa Senhora do Carmo e Jesus Cristo com dois fios ou fitas, mas que representa, para quem o usa, a procura de um aperfeiçoamento da fé cristã, na busca da perfeição e de acordo com o espírito da Ordem Carmelita.