Muitas promessas ainda por cumprir. apoio prometido pelas grandes potências americanas, europeias e asiáticas ainda não chegou às mãos do Haiti
Muitas promessas ainda por cumprir. apoio prometido pelas grandes potências americanas, europeias e asiáticas ainda não chegou às mãos do HaitiProblemas ao nível da ajuda prometida ao Haiti atrasam reconstrução do país. Em causa estão as divergências que surgem entre doadores internacionais, revela um relatório do senador americano, John Kerry. Milhões de sem-abrigo continuam à espera de serem realojados; os trabalhos sofrem atrasos devido a desacordos no terreno e às burocracias. O relatório aponta ainda para a inércia do governo haitiano, adianta a agência missionária, Misna.
Do lado haitiano, Jean-Max Bellerive, primeiro-ministro do país, lembra que o Senado americano ainda não votou o apoio financeiro prometido pela secretária de Estado americana, Hillary Clinton. apenas 2 por cento dos 4,3 mil milhões de euros prometidos foram desbloqueados.
Segundo o jornal haitiano, Le Nouvelliste, o presidente do país, René Préval estará presente na cimeira do G8 – grupo depaíses mais desenvolvidos -que decorre no Canadá, a 25 e 26 de Junho. O líder haitiano vai reunir-se com os grandes da américa, União Europeia, Japão e Rússia; países que prometeram grandes ajudam económicas que tardam em chegar. até então, Brasil, Venezuela, Noruega e austrália já contribuíram com 200 milhões de dólares.