Uma faixa verde, composta por árvores e plantas, vai atravessar a região do Sahel e Sahara para combater a desertificação. a ideia é do ex-presidente da Nigéria
Uma faixa verde, composta por árvores e plantas, vai atravessar a região do Sahel e Sahara para combater a desertificação. a ideia é do ex-presidente da Nigéria a Grande Muralha Verde esteve no centro de um encontro de líderes africanos no Chade, ontem, 17 de Junho. O projecto consiste na plantação de árvores e plantas numa faixa desértica de 7. 000 quilómetros entre o Dakar e o Djibuti. O objectivo é lutar contra a seca e degradação do meio ambiente. a reunião coincidiu com o Dia Mundial de Luta contra a Seca e Desertificação, comemorado ontem.
Trata-se de uma iniciava africana, sem qualquer ajuda da comunidade internacional. O projecto foi elaborado em 2005 e a originalidade da proposta é da responsabilidade do ex-presidente da Nigéria, Olusegun Osabanjo. Chade, Burkina Faso, Níger, Senegal, Sudão, Mali, Etiópia, Mauritânia, Eritreia e Djibuti são os países envolvidos nna campanha a Grande Muralha. O desenvolvimento da mesma está a cargo de uma agência panafricana.