O primeiro tomo do quinto volume da «Documentação crí­tica de Fátima», já se encontra disponível. Em análise está o período de 13 de Julho de 1927 a 31 de Dezembro de 1928
O primeiro tomo do quinto volume da «Documentação crí­tica de Fátima», já se encontra disponível. Em análise está o período de 13 de Julho de 1927 a 31 de Dezembro de 1928Neste primeiro tomo do quinto volume da Documentação Crítica de Fátima, são publicados 137 cartas, 30 documentos de carácter oficial, 10 notas ou apontamentos, 253 artigos ou correspondências em publicações periódicas, dois testemunhos e uma memória. À medida que Fátima se afirma com carácter nacional, começa a fazer-se uma ligação à história conturbada do país, com uma nota de patriotismo, assinala o bispo da diocese de Leiria-Fátima. O próprio poder político manifesta uma atitude de interesse e de cooperação. Contudo, na imprensa continua a polémica entre a corrente de pensamento jacobino e os defensores de Fátima, esclarece ainda antónio Marto sobre o livro, citado pela Sala de imprensa do Santuário.
É curioso verificar, neste período, o esforço de previsão do futuro de Fátima – vista à distância já como cidade do futuro’ -, tanto no plano religioso enquanto altar do país’, como também no plano urbanístico com as respectivas polémicas à volta das questões de urbanização, sublinha o prelado no início desta obra com 917 páginas. Para antónio Teixeira Fernandes, membro da Comissão Científica, a crise por que passava o país serviu de contexto a uma irrupção do transcendente, e Fátima emerge em todo o seu esplendor e plenitude de um mundo conturbado e dilacerado por lutas contínuas, acalentada pelo sensus fidei de um povo que não conhece desalento na sua crença e encontra na mensagem difundida, a energia necessária à vivificação e revitalização do Catolicismo em Portugal. São já dez os livros, publicados em cinco tomos, que integram esta colecção. Este último está à venda na livraria do Santuário e custa 25 euros.