O escrutí­nio está previsto para o fim do ano 2010. O eventual prolongamento do mandato de René Préval, actual presidente no poder, não é aceite pelo povo
O escrutí­nio está previsto para o fim do ano 2010. O eventual prolongamento do mandato de René Préval, actual presidente no poder, não é aceite pelo povoas eleições presidenciais previstas pela Constituição para o próximo mês de Novembro são cruciais para a estabilidade do Haiti. Edmond Mulet, responsável da missão das Nações Unidas – MINUSTaH – pede o apoio da comunidade internacional neste processo. Insiste que é necessário respeitar o calendário eleitoral de forma a reforçar a estabilidade política do pequeno país.
O mandato de René Préval, actual presidente, termina a 7 de Fevereiro de 2011. a alteração da legislação eleitoral que lhe permite manter-se no poder por mais três meses, caso não haja eleições antes do final de 2010 não foi bem aceite. Desencadeou uma onda de protestos populares em massa; manifestantes exigiram a retirada do chefe de estado.
Edmond Mulet lembra que a instabilidade política foi sempre um obstáculo ao desenvolvimento do país. Devemos ter em mente os potenciais riscos [que podem advir] se um novo governo legítimo não emergir de eleições credíveis, afirmou, citado pela agência missionária MISNa.