O cardeal patriarca de Lisboa agradeceu ao Santo Padre por esta visita. José Policarpo ofereceu relí­quia de São Vicente, padroeiro da cidade
O cardeal patriarca de Lisboa agradeceu ao Santo Padre por esta visita. José Policarpo ofereceu relí­quia de São Vicente, padroeiro da cidade a maioria católica não tira o lugar a ninguém, afirmou José Policarpo. E à frase do bispo de Lisboa, irrompeu uma grande salva de palmas. Nos momentos que antecederam a celebração da Eucaristia, no Terreiro do Paço, o cardeal assinalou que os lisboetas sempre acolheram bem os imigrantes não cristãos e aprendemos a respeitar a sua fé, a conviver no diálogo e a descobrir valores que temos em comum.
ao Papa, José Policarpo disse que a presença dele é um convite à fidelidade aos nossos jovens. E as palmas voltaram a ouvir-se. Os jovens – acrescentou – precisam mais do que palavras, de testemunhos de fé. O patriarca pediu ao Sumo Pontífice, em nome dos fiéis: Confirme-nos na fé.
O cardeal de Lisboa ofereceu depois ao Santo padre uma relíquia de São Vicente, de Fora, padroeiro da cidade. Quer significar, santíssimo padre, o nosso desejo de servir, a nossa determinação de sermos fiéis, custe o que custar, a nossa alegria de estarmos em comunhão com toda a nossa cidade, também ela protegida por São Vicente, cujos símbolos estão gravados nas suas armas, explicou. O Papa ofereceu-lhe um cálice.