Uma paixão sem limites para alguns adeptos. a Federação Internacional de Futebol apresenta histórias reais desse amor desmesurado ao desporto, a poucas semanas do campeonato mundial
Uma paixão sem limites para alguns adeptos. a Federação Internacional de Futebol apresenta histórias reais desse amor desmesurado ao desporto, a poucas semanas do campeonato mundialLoucos por futebol, assim se intitula o artigo da FIF a [federação] sobre os sacrifícios cometidos por alguns adeptos para acompanharem o seu clube predilecto. De todo o mundo, chegam testemunhos incríveis de fanáticos pelo futebol. atitudes entendidas por uns e criticadas por outros, mas que podem ter graves consequências.
Há quem hipoteque a própria casa para assistir aos campeonatos internacionais. atravessam oceanos e contraem dívidas pesadas para o conseguir. Outros alimentam uma dedicação fora de comum pela modalidade. Li Wengang, um electricista chinês, percorreu todo o país apenas para promover o futebol na China. Em 1995, na argentina, os adeptos do San Lourenzo realizaram uma enorme peregrinação até à basílica de Nossa Senhora de Lújan. Celebravam o primeiro título da equipe em 21 anos. Por fim, há quem tenha faltado ao próprio casamento para assistir a um jogo, conta a FIFa.
De Portugal, um corajoso piloto e ex-campeão português de trial iniciou, há um mês, a longa viagem que o levará até a África do Sul, onde decorre o Mundial 2010. Osvaldo Garcia partiu a 5 de abril de Penafiel, Porto. a grande surpresa está no meio de transporte: uma moto. Para chegar terá de percorrer 20 mil quilómetros e atravessar 18 países. O campeonato começa a 11 de Junho.